Mesmo em tempos de motocicletas cada vez mais carregadas de recursos tecnológicos, uma receita simples ainda pode ser um bom caminho. Este é o caso da Suzuki GSX 1250 FA, versão carenada da Bandit 1250 S, que está no Brasil desde meados deste ano. A letra "F" significa fully faired (totalmente carenada) e o "A" foi inserido para ratificar a presença do sistema de freios ABS de fábrica. Além disso, outros itens como cavalete central, painel de instrumentos, suspensão dianteira e escapamento a diferenciam da naked.
Fora o equipamento que não permite que as rodas travem, o principal atrativo dessa sport-touring é seu preço: R$ 39.900. Mas não deixe o valor e o desenho conservador te enganarem: a GSX 1250 FA faz jus tanto a seu lado esportivo quanto ao de passeio. Para atingir esse meio-termo, a montadora optou por um clássico chassi tubular em aço, com guidão mais alto e pedaleiras que permitem boa movimentação do corpo. O assento em dois níveis conta com espuma larga e macia, além de um pequeno apoio para a lombar, dando conforto. Há também possibilidade de ajuste da altura do banco em até 2 cm.
A carenagem integral e o para-brisa também ajudam a tornar a vida do piloto sobre a moto mais fácil em trajetos longos, mas os mais altos ainda recebem um pouco de vento na cara, pois a "bolha" dianteira é um tanto baixa; nesse caso, a fabricante oferece para-brisa maior (como opcional).
O novo painel de instrumentos conta com tacômetro analógico e velocímetro digital -- com informações adicionais, como temperatura do motor, hodômetro, medidor de combustível e relógio, mostradas em uma tela de LCD. Dentro do conta-giros há um indicador de marchas.
TORQUE É BOM; CONSUMO, NÃO
Seu motor de quatro cilindros em linha e 1.255 cm³ é capaz de levá-la a mais de 200 km/h com facilidade. Entretanto, sua vantagem está mesmo no trabalho em regimes médios e baixos -- torque de 11,01 kgfm, alcançado logo a 3.800 giros --, o que economiza trocas de marcha na cidade e na estrada. Para ultrapassagens em rodovias, poucas vezes foi necessário apelar para redução (o que é bom, porque a 1250 FA tem como ponto fraco justamente a caixa de câmbio, cujos engates são duros e barulhentos).
A GSX 1250 FA libera toda sua força nas primeiras aceleradas de maneira tão silenciosa e suave, que o piloto tem que ficar de olho para não abusar da velocidade. A potência de "apenas" 98 cv, a 7.500 rpm, não chega a impressionar: outras motocicletas do segmento, como a Kawasaki Concours 14, passam dos 150 cv. Por outro lado, a GSX é mais magra (257 kg), o que a torna um modelo fácil de se pilotar, mesmo sem controle de tração. Muito disso se deve às boas respostas do acelerador.
ESTABILIDADE
Simples, o conjunto de suspensão oferece boa estabilidade e copia fielmente as imperfeições do solo, mesmo com duas pessoas a bordo. Para dar estabilidade durante às frenagens, a Suzuki a equipou com discos duplo na dianteira e simples na traseira. O sistema seria ainda melhor se o ABS fosse mais suave, mas nenhum condutor vai reclamar de sua resposta agressiva em um momento de emergência.
Bem balanceada, a GSX requer esforço mínimo tanto nas entradas quanto nas saídas de curva. Contudo, o manete da embreagem, também ajustável, é um pouco duro e pode ser cansativo quando utilizado por muito tempo. Outro ponto negativo é o consumo de gasolina: durante teste em trechos urbanos e de rodovia, a média da moto ficou em 15,4 km/l. Isso significa que o tanque, de 19 litros, dá uma autonomia média de 290 km.
SUZUKI GSX 1250 FA
+ Motor: DOHC, quatro cilindros em linha, 16V, 1.255 cm³, refrigeração líquida
+ Potência: 98 cv a 7.500 rpm
+ Torque: 11,01 kgfm a 3.700 rpm
+ Câmbio: seis marchas
+ Alimentação: injeção eletrônica
+ Dimensões: 2.130 mm x 790 mm x 1.245 mm
+ Peso: 257 kg (a seco)
+ Tanque: 19 litros
+ Preço sugerido: R$ 39.900
CONCLUSÃO
Em suma, a GSX 1250 FA não é a mais bonita, tecnológica ou rápida de sua categoria, mas, por seu valor, não há nenhum outro modelo que se equipare a ela. É uma moto "redonda", gostosa de pilotar, confortável e condizente com o preço.
No mercado brasileiro, suas concorrentes diretas -- Kawasaki Concours 14 (R$ 71.910) e Honda VFR 1200F (R$ 67.583) -- são bem mais caras, mas oferecem mais tecnologia. Ou seja, a moto da Suzuki é a escolha racional e boa para o bolso.
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