terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Saiba como “cortar giros” pode detonar o motor da sua moto.

Se você nunca fez, com certeza já viu a cena: o motociclista passa e torce o manete do acelerador com o câmbio desengatado. Os giros do motor sobem drasticamente, travam no corte e provocam uma pequena – e muito barulhenta – explosão. Bastante gente faz isso para “punir” os motoristas que não cedem passagem ou simplesmente pra se exibir. Na verdade, quem está sendo punido é o motor da moto.

O vídeo abaixo traz uma explicação muito didática sobre o funcionamento do corte de giro, fala sobre os danos que podem acontecer ao motor e mostra um cabeçote seriamente danificado por este mau hábito. Parece ser o motor de uma Triumph 675R.

No vídeo abaixo, vocês podem ver a flutuação de válvulas em super slow motion. Note que, quando a carga das molas é insuficiente, elas se tornam incapazes de lidar com a inércia do conjunto e o fechamento perde eficácia – as válvulas quicam e giram ao retornar para a sede, perdendo a sincronia. É nesse momento que a válvula corre o risco de ser atropelada pelo pistão, de desencaixar de sua trava, de quebrar por ser induzida a movimentos laterais pela rotação da mola, ou de desencadear uma onda de choque na mola que irá criar um ponto crítico de estresse.

Para encerrar, uma demonstração do que NÃO fazer para danificar o motor e manter a moto em bom funcionamento.
www.familiaestradeira.blogspot.com.br




Tudo posso naquele que me fortalece.
Filipenses 4:13




Nenhum comentário:

Postar um comentário