segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Ducati lança 1199 Superleggera mundialmente

Ducati em edição limitada. Sob o mote “a essência da leveza”, nasceu a 1199 Superleggera (superleve, em tradução livre). Com peso seco de 155 kg e motor bicilíndrico de 200 cv, o modelo tem a melhor relação peso-potência de uma moto já fabricada em série. Se acrescentado o kit Corrida, disponível para uso em circuito, a capacidade ainda aumenta mais 5 cv e o peso diminui em 2,5kg.

A novidade é baseada na Panigale R e contará com apenas 500 unidades. Para os colecionadores brasileiros, uma boa notícia. Alguns exemplares já foram reservados para o mercado nacional e desembarcarão no país entre março e junho de 2014. Entretanto, o sonho de consumo custará aproximadamente R$ 280 mil, o que a colocará como a motocicleta de produção em série mais cara do país.

A leveza do modelo foi alcançada com o uso de materiais que reduzem o peso, como o quadro monocoque de magnésio e rodas de magnésio forjado Marchesini, além de subquadro traseiro e carroceria de fibra de carbono, bateria de íon-lítio e sistema de escapamento integral de titânio com bocal do coletor em aço inoxidável. Grande parte dos parafusos e porcas também é confeccionada em titânio.

O motor Superquadro, com bielas e válvulas de admissão de titânio, agora também tem válvulas de escape de titânio, e primeira vez em uma Ducati de linha, pistões especiais de dois anéis.

A eletrônica embarcada não foi esquecida.  Melhorada, agora ela conta com um novo sistema para gerenciar "wheelie" (Ducati Wheelie Control - DWC), na qual está baseada numa Plataforma Inercial. O DWC, combinado com o Controle de Tração Ducati (Ducati Traction Control - DTC) e Controle de Freio Motor (Engine Brake Control - EBC) é otimizado com uma nova calibração automática das dimensões do pneu traseiro e relação final de transmissão






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