Modelo tem duas rodas na dianteira, o que oferece mais estabilidade.
Marca japonesa também expandiu a linha naked (sem carenagem).
A Yamaha apresentou nesta terça-feira (5), na abertura do Salão de Milão 2013, o scooter Tricity, o primeiro de três rodas da fabricante e que era esperado desde que foi divulgada uma foto do veículo camuflado, em teste, em julho passado. Na feira é mostrado o conceito, que a montadora diz ser "muito próximo" da versão definitiva, de produção.
O modelo será lançado na Europa, principal mercado dos scooters, no ano que vem. O preço não foi divulgado, mas a Yamaha promete que ficará abaixo de 4 mil euros (cerca de R$ 12 mil, na cotação desta terça).
O diferencial é que, apesar de ser um triciclo, ele tem comportamento semelhante ao de uma moto, inclinando-se em curvas, em tecnologia semelhante à utilizada por marcas como Piaggio, que tem grande sucesso com o MP3, e a Peugeot, com o Metropolis. Porém, as duas rodas na dianteira prometem mais estabilidade que uma moto comum. Ou seja, a proposta da Yamaha é a união desses dois "mundos" (leia coluna de Roberto Agresti sobre o tema).
"Com um peso aproximado de 150 kg, o Tricity é comparável a um scooter de 125cc", diz a Yamaha. A marca diz que, mesmo com as duas rodas na frente, o usuário terá facilidade para se deslocar no trânsito pesado das cidades.
A montadora também expandiu a sua linha de moto naked (sem carenagem), com a chegada da MT-07, "irmã" da MT-09, também chamada de FZ-09 em alguns países. Ao contrário da MT-09, que tem motor de três cilindros, a MT-07 é equipada com um inédito bicilíndrico de 689 cc.
A FZ-09 foi mostrada em São Paulo no Salão Duas Rodas, no mês passado, e a Yamaha estuda levá-la ao Brasil. Em Milão, a empresa mostra ainda a MT-09 Street Rally, uma nova versão mais motard, com misto, de on-road e off-road da moto.
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