Embora sejam equipadas com motor de capacidade cúbica maior, em 649 cm³, as duas novas criações da marca japonesa são mais dóceis e menos potentes do que as máquinas atuais da marca no segmento médio, gerando até 87 cv a 11.000 rpm. O ponto de torque máximo também foi antecipado, para 6,4 kgfm a 8.000 rpm, o que mostra a proposta de oferecer modelos mais amigáveis aos iniciantes.
A tática também pode ser observada no conjunto de suspensões (montado de forma mais convencional na parte dianteira) e nos quadros de aço (material menos nobre do que o alumínio). Tudo isso evidencia a tentativa de cortar custos de produção e deixar os modelos acessíveis a um público mais jovem e com menos dinheiro.

Já a CBR 650F ficou diferente em alguns detalhes, que conferem ar mais esportivo ao modelo. Entretanto, as dimensões são praticamente as mesmas, exceção feita aos 25 mm adicionais que a versão carenada apresenta em sua altura. O sistema de freios ABS é opcional na especificação naked, aumentando seu peso de 206 para 208 kg (totalmente abastecida). Já na versão carenada, é item de série, conferindo à motocicleta um peso total de 211 kg.
FICHA TÉCNICA: HONDA CB E CBR 650F
+ Motor: DOHc de quatro cilindros em linha, 649 cm³, de refrigeração líquida
+ Potência: 87 cv a 11.000 rpm
+ Torque: 6,4 kgfm a 8.000 rpm
+ Câmbio: seis marchas
+ Alimentação: injeção eletrônica
+ Dimensões: 2.110 mm X 755 mm X 1.120 mm (naked) e 2.110 mm X 755 mm X 1.145 mm (carenada)
+ Peso de tanque cheio: 206 kg (naked) e 211 kg (carenada)
+ Tanque: 17,3 litros

QUANDO E QUANTO?
Com duas novas motos focadas mais no "racional" e menos no desempenho, a Honda copia uma fórmula que já é sucesso na linha XJ6 da concorrente Yamaha. Tudo indica que o uso de materiais menos nobres e a opção por um motor menos potente tornarão a CB e a CBR 650F mais baratas do que a Hornet ou a CBR 600F, embora os preços ainda não tenham sido definidos.
No entanto, a exclusão da CB 600F da lista da marca japonesa gera uma dúvida: estaria a Honda disposta a enterrar o nome Hornet de vez, ou a marca está trabalhando em outra naked esportiva, com capacidade cúbica maior, para revitalizar a linha? O futuro irá dizer.

Nenhum comentário:
Postar um comentário