terça-feira, 16 de outubro de 2012

Mulher e motocicletas: uma história de liberdade

“Enquanto o homem e a mulher não se reconhecerem como semelhantes, enquanto não se respeitarem como pessoas em que, do ponto de vista social, político e econômico, não há a menor diferença, os seres humanos estarão condenados a não verem o que têm de melhor: a sua liberdade.” (Simone Beauvoir)
E, assim, tendo a liberdade e a independência como destino final, as mulheres conquistaram um grande espaço na sociedade contemporânea. Atualmente, atividades que eram restritas a homens são realizadas por elas. E, se antes era difícil encontrar representantes do sexo feminino sobre duas rodas, hoje, é algo cada vez mais comum.
No Brasil, uma em cada quatro motos vendidas no país é adquirida por uma mulher, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo). Ao todo, são aproximadamente 3,7 milhões de motociclistas do sexo femino, contra 2,5 milhões registradas em 2008, de acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Com o aumento no número de adeptas da paixão pelas duas rodas, a união era inevitável. Surgiu então, em Brasília, o Grupo Mulheres Motociclistas. No mês de outubro, a Revista Cláudia, da editora Abril, decidiu homenagear as “novas” mulheres de atitude e acompanhou 13 integrantes da confraria feminina em uma viagem à Lagoa Feia, no município de Formosa. “Elas queriam se sentir livres, esquecer os problemas, rir, curtir o pôr do sol, o cheiro do mato... E, na volta, poder ver a vida de um jeito diferente”, iniciava o texto.

Em março de 2012, o portal ENCONTRODEMOTOS.COM também prestou uma homenagem ao sexo feminimo. Em Brasília, o site organizou o II Passeio Motociclístico do Dia Internacional da Mulher. Foi uma festa completa, com atrações culturais e de conscientização, saúde e bem-estar para as as repressentantes do antigo "sexo frágil".
A capital federal também foi a palco de uma iniciativa inédita no segmento Mulheres e Motos.  Em agosto, o Capital Racing, evento de motovelocidade realizado no centro político do Brasil, levou ao Autódromo Nelson Piquet a primeira competição exclusivamente de mulheres.
Revista Cláudia - Criada em 1961, é uma das revistas femininas mais lidas do país. A publicação aborda assuntos do cotidiano feminino, como relacionamentos, as grandes mulheres que fizeram história, família, filhos, carreira, sucesso, dinheiro, moda, beleza, saúde, além de temas atuais.

Encontro de Motos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário